Sua Majestade, o treinador.

12 05 2010

Época de convocação para Copa do Mundo é sempre polêmica.

É impressionante como há técnicos com uma capacidade de irritar uma nação, frustrar torcedores e serem prepotentes. Dois exemplos bem claros dessa categoria atualmente são Dunga e o francês Domenech.

Dunga conseguiu deixar de lado os apelos populares e não convocou os jogadores que apresentam maior potencial hoje. Preferiu convocar jogadores medianos com os quais ele havia fechado. Mais parece que isso é pura teimosia de Dunga, que não quer abandonar seus conceitos e acabar se contradizendo. Caso convocasse os atletas pedidos, ele estaria cedendo à pressão e perderia a pose de “quem manda aqui sou eu”, eu que convoco; eu que mando!

Domenech conseguiu realizar uma proeza: deixou de lado o zagueiro Mexés do Roma, o garoto Nasri, jovem revelação que atua no Arsenal e o atacante Karim Benzema, isso, aquele que vale milhões e que foi disputado na unha por times espanhóis, ingleses, italianos na última janela de transferências. Uma postura absurda e totalmente questionável, já que os dois últimos da lista foram campeões europeus sub17. Domenech é hoje um dos piores treinadores que a França já teve e coleciona desafetos. Outro preterido foi Vieira, que não poupou palavras ao técnico.

Vale ainda lembrar os casos de Totti, não convocado por Lippi e que era pedido da Itália inteira; Van Nistelrooy chegou a ser comentado mas ficou de fora da Holanda e ainda as comentadas ausências de Cambiasso e Zanetti na seleção de Maradona.

OK, os treinadores têm suas opções e não se pode forçar um técnico a gostar de um atleta e contrariar suas convicções. Mas há casos evidentes em que o ego de um cidadão ou sua pretensão em ser alguém consegue passar por cima de uma seleção; a vontade em ser o protagonista supera o desejo de sucesso e de mobilização. Vale lembrar que a estrela é quem joga.

POSTADO POR NÓIA

Anúncios

Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: