Um campeonato sem prognóstico

7 12 2009

 

O Brasileirão 2009 foi o campeonato disputado por pontos perdidos, não corridos. E de tanta reviravolta que teve, pode ser apontado ctambém como o torneio que mais queimou a língua de comentaristas, videntes e torcedores país afora.

Ou alguém vai discordar que apontou o Palmeiras como campeão umas 15 rodadas atrás? E que depois cravou o tetra-hexa do São Paulo sem pestanejar? Isso sem falar que Goiás e Atlético/MG chegaram a ser apontados como favoritos (e nem Libertadores pegaram, a exemplo do Verdão), além do Internacional ter sido descartado com umas dez rodadas de antecedência.

E o campeão Flamengo, então? Nem na briga pela Libertadores constava e, de repente, foi chegando, ganhando, empolgando e levantando a taça do Nacional. Inclua-se nesta lista 3 peças fundamentais e também surpreendentes: Adriano (o baladeiro que ninguém queria), Andrade (o técnico tampa buraco) e Petkovic (o velho fora de forma).

Na briga pelo rebaixamento, as coisas tomaram o mesmo caminho. O Avaí, por exemplo, passou o 1º turno todo em apuros e acabou na 7ª colocação. O Fluminense precisava de um verdadeiro milagre para escapar e… conseguiu. Já o Sport não só viu o sonho da Libertadores morrer em maio, como caiu após campanha pífia no segundo turno. Caminho parecido com o do Coritiba, que viu o ano do Centenário ser premiado com o descenso.

Santo André e Náutico não foram surpresas, na verdade, foram uma das poucas certezas. Tal qual é certo que time do Celso Roth nada, nada, nada e morre na praia. Nada contra, mas é um estigma difícil de tirar, caro Roth… Ainda mais quando seu rival direto não só sai da parte debaixo da tabela, como conquista a vaga para a Libertadores na última rodada. Cruzeiro e Grêmio decepcionaram, mas acabaram com final digno.

Aliás, esse foi outro ponto surpreendente: enquanto todos esperavam que o Flamengo atropelaria os reservas do Grêmio no Maraca, o time gaúcho não só endureceu como teve chances de empatar e até ganhar a partida.

E em um campeonato tão sem prognóstico, fica apenas um diagnóstico: pontos corridos é bom e a maioria gosta.

POSTADO POR ROJAS.

Anúncios

Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: